Pesquisar este blog

domingo, 15 de novembro de 2020

Vamos cantar ? manhã

 Olá família,

    Na escola o trabalho musical pode acontecer pela inclusão de materiais simples aproveitados do dia-a-dia, sendo que diferentes tipos de sons (curtos, longos, em movimento, repetidos, muito fortes, muito suaves, graves, agudos etc.) podem ser traduzidos corporalmente.  Na sensibilização musical a criança é estimulada a perceber o outro de forma mais ampla, com outras formas de comunicação não verbais que exigem um nível de refinamento dos sentidos e estabelecimento de códigos próprios que podem possibilitar uma convivência mais inclusiva e acolhedora.

    A música, na educação infantil mantém forte ligação com o brincar. Em todas as culturas as crianças brincam com a música.  As propostas sugeridas no blog  incluem jogos de escuta de instrumentos musicais e de diferentes objetos ; jogos de imitação de sons vocais, gestos e sons corporais; jogos de adivinhação nos quais é necessário reconhecer um trecho de canção, de música conhecida. Estas sugestões garantem às crianças os benefícios e alegrias que a atividade lúdica proporciona e que, ao mesmo tempo, desenvolvem habilidades, atitudes e conceitos referentes à linguagem musical.  A escola básica pode reverter a lógica de caráter exclusivista e elitista do acesso à educação musical promovendo a fruição estética e ampliação do repertorio musical das crianças













Nenhum comentário:

Postar um comentário