Olá família,
Na escola o trabalho musical pode acontecer pela inclusão de materiais simples aproveitados do dia-a-dia, sendo que diferentes tipos de sons (curtos, longos, em movimento, repetidos, muito fortes, muito suaves, graves, agudos etc.) podem ser traduzidos corporalmente. Na sensibilização musical a criança é estimulada a perceber o outro de forma mais ampla, com outras formas de comunicação não verbais que exigem um nível de refinamento dos sentidos e estabelecimento de códigos próprios que podem possibilitar uma convivência mais inclusiva e acolhedora.
A música, na educação infantil mantém forte ligação com o brincar. Em todas as culturas as crianças brincam com a música. As propostas sugeridas no blog incluem jogos de escuta de instrumentos musicais e de diferentes objetos ; jogos de imitação de sons vocais, gestos e sons corporais; jogos de adivinhação nos quais é necessário reconhecer um trecho de canção, de música conhecida. Estas sugestões garantem às crianças os benefícios e alegrias que a atividade lúdica proporciona e que, ao mesmo tempo, desenvolvem habilidades, atitudes e conceitos referentes à linguagem musical. A escola básica pode reverter a lógica de caráter exclusivista e elitista do acesso à educação musical promovendo a fruição estética e ampliação do repertorio musical das crianças
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