“... eu quero saber
Não quero dormir
O que tá acontecendo
Eu vou descobrir ...
(Show da Luna)
Aos
familiares,
A
curiosidade pelo mundo físico, pelos diferentes formatos dos objetos e ainda
pelos fenômenos naturais é visível nas crianças desde muito cedo, as crianças se interessam por tudo que está ao seu redor, sendo naturalmente
questionadoras que querem entender o porquê as coisas são como são, buscando entender
o funcionamento e as transformações das coisas que as cercam.
Essa
curiosidade nos possibilita introduzir conceitos de ciência, como o
espaço, o tempo, as quantidades, as relações e as transformações, a
partir de acontecimentos do dia-a-dia de maneira bastante lúdica e divertida. Não devemos ficar
preocupados se percebermos que a criança ainda
não compreende completamente o conceito que foi trabalhado, a
familiarização com o tema e com os procedimentos
é o que nos importa neste momento.
Ao
usar experimentos científicos a criatividade pode ser desenvolvida e se tornar conhecimento,
de forma extremamente divertida , encantadora e surpreendente!
Diante
disso, em relação ao Campo de Experiências “ Espaços, tempos, quantidades,
relações e transformações” devemos promover experiências que possibilitem que as
crianças perguntem, levantem hipóteses, explorem, experimentem, busquem
informações em diversas fontes, estabeleçam relações entre elas, elaborarem
ideias e ações por meio dos eixos
interações e brincadeiras, que é a maneira pela qual acreditamos que as
crianças aprendam.
Segundo a UNESCO (2003, p. 8), “A Ciência, como
construção mental, promove o desenvolvimento intelectual infantil e ainda
contribui positivamente para o desenvolvimento de outras áreas, como o da
linguagem e da matemática. Como as ideias das crianças sobre o mundo que as
rodeia são construídas durante os primeiros anos de escolarização, não ensinar
Ciências nessa idade significa ignorar esse processo, abandonando a criança a
seus próprios pensamentos, privando-a de um contato mais sistematizado com a
realidade”.
UNESCO. A ciência para o
século XXI: uma nova visão e uma base de ação. Brasília: UNESCO, ABIPTI, 2003.
72 p.
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