Pesquisar este blog

sábado, 28 de novembro de 2020

De materiais a brinquedos... é hora de transformar!!! - manhã




Bom dia família !!!

    Essa semana o blog trará ideias de brinquedos para serem feitos em família, usando materiais não estruturados como panos, garrafas, latas, tampinhas, caixas de papelão, pedaços de madeira, potes de diversos formatos, palitinhos de picolé, caixas de ovos, rolos de papel, botões, corda, barbante, elementos da natureza (pedras, folhas, areia, terra, gravetos),etc.  O psicólogo russo Alexis N. Leontiev cunhou o termo “ Brinquedos de largo alcance” para falar destes materiais potentes para a imaginação de largo alcance.

    Nos dias de hoje são poucas as oportunidades que as crianças têm de criar seus próprios brinquedos. Os brinquedos que compramos prontos são chamados brinquedos estruturados e usualmente possuem uma finalidade específica, esses  brinquedos tem formas e funções predefinidas e  possibilitam um tipo de brincadeira mais dirigida.

    As crianças são mestres em transformar objetos.  Como em um passe de mágica a criança transforma um objeto que esteja ao seu alcance em brinquedos inventivos e com a possibilidade de muitas construções, desconstruções e reconstruções, por um custo baixo ou nenhum custo e contribuem com o meio ambiente através da reutilização dos objetos.

    De acordo com a neurociência, quando são colocados materiais de largo alcance à disposição da criança, a sua capacidade de inventar é mais valorizada e o processo de experimentação e descoberta alimentam suas conexões cerebrais.

 

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário