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segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Pequenos cientistas - manhã

“... eu quero saber
Não quero dormir
O que tá acontecendo
Eu vou descobrir ...

(Show da Luna) 

                                                                                          

Aos familiares,

            A curiosidade pelo mundo físico, pelos diferentes formatos dos objetos e ainda pelos fenômenos naturais é visível nas crianças desde muito cedo, as crianças se interessam por tudo que está ao seu redor, sendo naturalmente questionadoras que querem entender o porquê as coisas são como são, buscando entender o funcionamento e as transformações das coisas que as cercam.

            Essa curiosidade nos possibilita introduzir conceitos de ciência, como o espaço, o tempo, as quantidades, as relações e as transformações, a partir de acontecimentos do dia-a-dia de maneira bastante lúdica e divertida.  Não devemos ficar preocupados se percebermos que a criança ainda não compreende completamente o conceito que foi trabalhado, a familiarização  com o tema e com os procedimentos é o que nos importa neste momento.

            Ao usar experimentos científicos a criatividade pode ser desenvolvida e se tornar conhecimento, de forma extremamente divertida , encantadora e surpreendente! Diante disso, em relação ao Campo de Experiências “ Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” devemos  promover experiências que possibilitem que as crianças perguntem, levantem hipóteses, explorem, experimentem, busquem informações em diversas fontes, estabeleçam relações entre elas, elaborarem ideias e ações por meio dos  eixos interações e brincadeiras, que é a maneira pela qual acreditamos que as crianças aprendam.  

            Segundo a UNESCO (2003, p. 8), “A Ciência, como construção mental, promove o desenvolvimento intelectual infantil e ainda contribui positivamente para o desenvolvimento de outras áreas, como o da linguagem e da matemática. Como as ideias das crianças sobre o mundo que as rodeia são construídas durante os primeiros anos de escolarização, não ensinar Ciências nessa idade significa ignorar esse processo, abandonando a criança a seus próprios pensamentos, privando-a de um contato mais sistematizado com a realidade”.

UNESCO. A ciência para o século XXI: uma nova visão e uma base de ação. Brasília: UNESCO, ABIPTI, 2003. 72 p.









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