A Base Nacional Comum Curricular em seu Campo de Experiência "Escuta,
fala, pensamento e imaginação" nos informa que desde o nascimento as crianças participam de situações comunicativas cotidianas, seja em suas casas ou ambientes que frequentam.
A BNCC orienta que na Educação Infantil ocorra experiências
nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na
cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, nas
descrições, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas
implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente
como sujeito singular e pertencente a um grupo social.
Orienta ainda que as
experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre
os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela
leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo.
Nesse convívio com textos escritos, as crianças vão
construindo hipóteses sobre a escrita que se revelam, inicialmente, em rabiscos
e garatujas e, à medida que vão conhecendo letras, em escritas espontâneas, não
convencionais, mas já indicativas da compreensão da escrita como sistema de representação da língua.
A Maria Helena amou a história dos três porquinhos
ResponderExcluirQue bom!!!
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