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domingo, 5 de julho de 2020

BNCC - Escuta, fala, pensamento e imaginação - tarde

 A Base Nacional Comum Curricular em seu Campo de Experiência  "Escuta, fala, pensamento e imaginação" nos informa que desde o nascimento as crianças participam de situações comunicativas cotidianas, seja em suas casas ou ambientes que frequentam.

    A BNCC orienta que na Educação Infantil ocorra experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social.

 Orienta ainda que as experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo.

    Nesse convívio com textos escritos, as crianças vão construindo hipóteses sobre a escrita que se revelam, inicialmente, em rabiscos e garatujas e, à medida que vão conhecendo letras, em escritas espontâneas, não convencionais, mas já indicativas da compreensão da escrita como sistema de representação da língua.








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