Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Campanha de Imunização contra Sarampo e Influenza no ambiente escolar


 

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, promoverá a ação de atualização vacinal dos alunos da Creche e Pré-Escola com imunização contra Sarampo e Influenza em crianças de 06 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, visando oportunizar a contenção de doenças causadas por vírus.  A adesão à ação vacinal na escola é facultativa, sendo opção da família a sua realização.

O Sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. Desde 1997 não haviam registros de mortes por Sarampo em São Paulo, no entanto, desde 2019 vem sendo registrado o aumento gradativo de casos da doença no Estado, assim como na região do ABC. 

A Influenza é uma infecção causada por vírus, mais conhecida como gripe. Trata-se de um quadro agudo do sistema respiratório, com altas taxas de transmissão e também responsável por muitas hospitalizações, especialmente dos grupos de alto risco, podendo, ainda, ocasionar severas complicações.

Considerando que a imunização é o método mais eficaz para proteger as crianças, informamos que ocorrerá a partir do dia 02/05/2022 a ação número 08 do Programa Saúde na Escola, que consiste na verificação da situação vacinal dos educandos da rede municipal de São Bernardo do Campo, sendo que neste momento contemplará os educandos da Educação Infantil. 

As Unidades Básicas de Saúde responsáveis por cada território entrarão em contato com as Unidades Escolares a fim de articular o desenvolvimento das ações e agendamento da data.

Para tal, solicitamos que seja enviado antecipadamente às famílias:  o Termo de Assentimento (Anexo I) que deverá ser disponibilizado aos responsáveis em duas vias com a solicitação que estes sejam devidamente preenchidos e uma via seja enviada à Unidade Escolar no dia agendado para a ação vacinal e também um comunicado oficial da Secretaria de Educação para envio às famílias (Anexo II).

No dia agendado para a ação, nas  Unidades Escolares de Educar Mais com atendimento somente Pré-escola, a ação ocorrerá às 8h,  a Unidade Escolar deverá tomar as seguintes providências:

·      Solicitar às famílias o envio das Cadernetas de Vacinação ORIGINAIS das crianças e o Termo de Assentimento devidamente preenchido;

·      Organizar as Cadernetas de Vacinação por turma/agrupamento;

·      Organizar o fluxo de vacinação dos educandos no dia da ação.

Observações:

·      Caso seja identificada a necessidade de imunização contra Poliomielite, as equipes de saúde aplicarão também este imunizante;

·      Caso outras vacinas sejam identificadas em atraso, as equipes de saúde farão encaminhamentos e orientações a serem enviados às famílias e estas poderão procurar uma Unidade Básica de Saúde para atualização vacinal;

·      No dia agendado, será autorizado o acompanhamento de um responsável, caso a família deseje.

Solicitamos que informem às famílias das crianças, cujos responsáveis autorizaram a imunização no ambiente escolar, a recomendação de que haja o acompanhamento de um responsável no momento da vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário