Pesquisar este blog

domingo, 16 de agosto de 2020

BNCC - Escuta, fala, pensamento e imaginação - manhã

Queridas famílias,

    Hoje vamos conversar sobre  algumas das aprendizagens  que as professoras planejaram ao escolher e contar as histórias : para iniciar nossa conversa começaremos dos bastidores da leitura , momento em que  o professor escolhe um livro a ser lido mediante a qualidade literária do mesmo e realiza a leitura tal qual está escrito, não trocando ou simplificando as palavras escritas, numa aposta de que a criança é capaz por meio do contexto de entender o significado e ampliar seu repertório de palavras e apreciar a boniteza escrita pelo autor.  Ao iniciar a leitura a  professora informa o nome do livro, o nome do autor e também do ilustrador, incentiva a criança a relacionar o enredo do livro com as imagens.

    O incentivo a leitura pode acontecer a qualquer momento, mas nos interessa dizer que na educação infantil a professora tem a preocupação em escolher diferentes obras literárias a fim de  garantir a diversidade textual, então além da leitura de contos é possível ler poemas, notícias, textos instrucionais como regras de jogo para permitir que a criança possa aprender as características especificas de cada gênero textual.

    É possível propor um trabalho onde as crianças são convidadas  a recontar as historias que ouvem  e podemos observar que as crianças tem habilidades em recuperar os acontecimentos com riqueza de detalhes, inclusive se apropriando do modelo de contação da professora ou adulto que lê para ela com frequência.   Outra possibilidade é convidar as crianças a criarem suas próprias historias, modificar  historias que conhecem criando um final diferente , isto é uma versão nova de uma historia conhecida.      Aproveitem as várias histórias de hoje e brinquem de brincar com as palavras.

    Até a próxima semana.

 Equipe EMEB José de Anchieta

 

 

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário