Queridas famílias,
Hoje vamos conversar sobre algumas das aprendizagens que as professoras planejaram ao escolher e
contar as histórias : para iniciar nossa conversa começaremos dos bastidores da
leitura , momento em que o professor
escolhe um livro a ser lido mediante a qualidade literária do mesmo e realiza a
leitura tal qual está escrito, não trocando ou simplificando as palavras
escritas, numa aposta de que a criança é capaz por meio do contexto de entender
o significado e ampliar seu repertório de palavras e apreciar a boniteza
escrita pelo autor. Ao iniciar a leitura
a professora informa o nome do livro, o
nome do autor e também do ilustrador, incentiva a criança a relacionar o enredo
do livro com as imagens.
O incentivo a leitura pode acontecer a qualquer momento, mas
nos interessa dizer que na educação infantil a professora tem a preocupação em
escolher diferentes obras literárias a fim de garantir a diversidade textual, então além da
leitura de contos é possível ler poemas, notícias, textos instrucionais como regras
de jogo para permitir que a criança possa aprender as características
especificas de cada gênero textual.
É possível propor um trabalho onde as crianças são
convidadas a recontar as historias que
ouvem e podemos observar que as crianças
tem habilidades em recuperar os acontecimentos com riqueza de detalhes,
inclusive se apropriando do modelo de contação da professora ou adulto que lê
para ela com frequência. Outra
possibilidade é convidar as crianças a criarem suas próprias historias, modificar
historias que conhecem criando um final
diferente , isto é uma versão nova de uma historia conhecida. Aproveitem as várias histórias de hoje e
brinquem de brincar com as palavras.
Até a próxima semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário